Candeias: Pesquisa aponta empate técnico entre Tonha e Dr. Pitagoras

47

Marivalda, Tonha e PitagorasÉ a primeira pesquisa de intenção de votos que é divulgada na cidade que tem 60 mil eleitores, No momento são três os que se apresentam como pré-candidatos a prefeito paras as eleições de 2 de outubro deste ano.

A pesquisa registrada no TRE – Tribunal Regional Eleitoral – sob o número BA-03637/2016 e contratada pelo Burburinho News, foi realizada pela Painel Brasil Consultoria e Pesquisa, na cidade de Candeias, entre os dias 7 e 10 de julho, e mostra que os pré-candidatos a prefeito Tonha Magalhães, do DEM, e Dr. Pitágoras, do PP, estão tecnicamente empatados. Marivalda da Silva, do PT, que tem o apoio do prefeito Sargento Francisco, ficou com 9,36%.

Na pesquisa estimulada de intenção de votos, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Tonha Magalhães tem 35,86% e Dr. Pitágoras tem 33,67% da preferência dos eleitores.

A margem de erro é de 3,98%. Considerando o empate técnico entre os os dois candidatos que estão na frente, e diferença de um para o outro é de 2,19% pontos percentuais.

Gráfico Pesquisa

Vereador de primeiro, Dr. Pitágoras é pré-candidato a prefeito pela primeira vez. Tonha Magalhães foi prefeita por 2 mandatos, ex-deputada federal e elegeu a sucessora, a prima Amiga Ju, que foi cassada em 2008.

Outro dado que chama a atenção no levantamento é sobre confiança na gestão do atual prefeito, Sargento Francisco. Segundo a pesquisa, 85,7% da população não confia no prefeito e 87% desaprova o governo municipal, o que reflete na pré-candidatura de Marivalda, que tem o apoio do prefeito, e a coloca com apenas 9,36% da intenção de votos.

A pesquisa também avaliou a expectativa da população de Candeias quanto aos esforços da administração para resolver os problemas da cidade. Para 79,7% da população, o prefeito não está se esforçando nada, 15,7% diz que ele pouco se esforça, e apenas 2,8% afirma que ele se esforça muito.

Na pesquisa de intenção de votos espontânea, onde não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, 19,52% dos eleitores votariam em Tonha Magalhães e 18,73% votariam em Dr. Pitágoras. Esse dado mostra uma diferença ainda menor, de apenas 0,79%. Já Marivalda foi citada por apenas 5,18% das pessoas entrevistadas.

A rejeição dos candidatos também foi outro pergunta feita aos entrevistados. Marivalda é a mais rejeitada com 30,1%, seguida por Tonha Magalhães 15,1% enquanto Dr. Pitágoras, é o menos rejeitado; 7% da população. Foram ouvidas 600 pessoas, com mais de 18 anos, entre os dias 07 a 10 de julho e a margem de erro é de 3,98%.

COMPARTILHAR