Candeias: Prefeitura cadastra para Mutirão de Cirurgia de Catarata

201

A previsão é realizar 2 mil cirurgias de recuperação da visão

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar, de 23 a 30 deste mês, no Hospital Ouro Negro, o Projeto Mutirão de Cirurgias de Catarata, que vai contemplar avaliação pré-cirúrgica, exames e cirurgias de catarata. Os pacientes interessados podem se cadastrar até o próximo dia 27 de outubro no setor de cadastro e regulação de cirurgias situado no Centro Médico Luiz Viana e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos Postos de Saúde da Família (PSF’s).

Para realizar o cadastro, o paciente deve comparecer ao local de atendimento munido da cópia do cartão do SUS, RG e comprovante de residência. O mutirão é destinado para pacientes com idade acima de 55 anos. Paciente com idade inferior a 55 anos deve ter indicação através de relatório médico. Todos os pacientes devem comparecer ao local da cirurgia com acompanhante.

De acordo com informações do Diretor do Departamento de Regulação do SUS de Candeias, Tiago Novais os pacientes hipertensos e/ou diabéticos poderão fazer as cirurgias. “Eles serão avaliados pela equipe médica no próprio Hospital Municipal de Candeias no dia da consulta pré-cirúrgica. Não é necessário apresentar nenhum exame prévio, todos serão realizados no dia”, explicou Tiago.

Os pacientes cadastrados nas Unidades de Saúde de Candeias e também os que foram cadastrados na Central de Regulação, serão atendidos conforme cronograma. Todo o atendimento vai ser realizado no Hospital Ouro Negro, desde as consultas até as cirurgias e revisões. Ao todo serão disponibilizadas 2 mil cirurgias de catarata. Tiago ressalta que serão realizadas duas etapas de revisão pós – cirúrgica, a primeira na mesma semana da Cirurgia e a segunda 15 dias depois.

Pós-Cirurgia

Após o procedimento cirúrgico, os pacientes devem ter repouso de 30 dias, podendo assistir televisão, desde que não sinta desconforto; comparecer em todas as revisões; usar os colírios conforme orientação medica; não coçar os olhos; não fazer esforço físico; usar sempre óculos escuros; evitar abaixar a cabeça e contato com animais.

COMPARTILHAR