Candeias: Prefeitura inicia entrega de alimentos da agricultura familiar a pessoas de baixa renda

168

Produtos são adquiridos de agricultores familiares candeenses e distribuídos inicialmente a famílias de baixa renda cadastradas no Cras do barro do Malembá

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, aderiu ao Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PAA, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, com o intuito de promover a alimentação saudável e fortalecer a agricultura familiar. Em Candeias, que tem aproximadamente 90 mil habitantes, existem dezenas de agricultores Familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, cadastrados desde 2016 para o PAA. O programa, que vai disponibilizar verba de mais de R$ 160 mil para Candeias, vai ter início nesta quinta-feira, 25 com a compra dos alimentos e na sexta-feira, 26, a entrega as famílias com vulnerabilidade social cadastradas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Todos os agricultores cadastrados no PAA vão fornecer os alimentos para famílias cadastradas no Cras do Bairro do Malembá. De acordo com a coordenadora municipal do projeto, Edmaria Bispo, no primeiro momento apenas 25 agricultores vão fornecer os alimentos. “Os demais agricultores só poderão fornecer depois que receberem o cartão de aquisição de alimentos. O valor para cada agricultor é de mais de R$ 6 mil”, explicou Edmaria.

Neste primeiro momento, cinco mil famílias cadastradas no Cras do Malembá receberão mensalmente os alimentos fornecidos pelos agricultores inseridos no programa. Com o programa, a Prefeitura vai promover o desenvolvimento por meio do fortalecimento local e regional de comercialização de hortifrutigranjeiros para o consumo, isso porque incentiva a produção local da agricultura familiar.

Em 2019, devem ser cadastrados mais agricultores e serão inseridos também no PAA marisqueiras e pescadores do município. Vale ressaltar que para fazer parte do projeto é necessário ter a DAP.

COMPARTILHAR