Candeias: Prefeitura inicia mutirão de mamografia

544

Um desejo de décadas das mulheres e da população finalmente pode ser atendido pela Prefeitura de Candeias

Por fim a realização de um grande sonho da população candeense começou a ser realizado na tarde de segunda-feira 22, com o mutirão de mamografia que tem por objetivo atender a demanda de realização do exame de mamografia no serviço de saúde pública tão aguardado por milhares de mulheres no município.

Durante esta semana, a Sesau estará realizando atividades dentro da campanha mundial do Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, sendo disponibilizado exames de mamografia na Clínica da Mulher, na Rua do Passé, para um público acima de 50 anos ou precoce abaixo de 50 anos com solicitação médica.

A primeira paciente a ser atendida foi Norma Reis, de 48 anos, moradora do distrito de Caboto. “Cheguei aqui as 11h30 e estou muito feliz por realizar a mamografia aqui em Candeias. Eu já estava tentando marcar o exame em Salvador, aí me ligaram e eu vim fazer”, comemorou Norma.

De acordo com o coordenador de regulação do município, Tiago Novais, para ter acesso a monografia a mulher deve se dirigir a unidade de saúde do bairro, passar por avaliação com médico ou enfermeira, que deve solicitar o exame para rastreamento e, em seguida, a paciente será encaminhada para a Clínica da Mulher[NS1], onde a mesma realizará a mamografia. “ Nesta semana de 22 a 26 serão atendidos os casos prioritários identificados pela equipe de saúde. Na semana seguinte serão atendidos os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde”, pontuou.

Segundo a secretária de Saúde Soraia Cabral, a demora para iniciar o exame se deu por conta do processo burocrático para licitar uma nova placa, danificada após uma queda brusca de energia, além de atender minunciosamente todos os requisitos dos órgãos fiscalizadores.

A mamografia será feita de segunda a sexta, das 8h às 17h.

COMPARTILHAR