Pesquisas Ibope e Datafolha mantêm favoritismo de Bolsonaro

261

O Instituto Datafolha divulgou na noite de hoje (27) A última pesquisa de intenção de voto para presidente da República antes do segundo turno, que ocorrerá neste domingo (28). O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 55% dos votos válidos e Fernando Haddad, 45%. No levantamento anterior, divulgado na quinta (25), o ex-capitão havia marcado 56% das intenções, contra 44% do ex-prefeito de São Paulo. A diferença caiu de 12 para dez pontos percentuais.

Na contagem das intenções de votos totais (incluindo brancos, nulos e indecisos), Bolsonaro marcou 47% e Haddad, 39%. Brancos e nulos somaram 8% e indecisos, 5%. No levantamento divulgado na quinta, a medição das intenções de votos totais registrou 48% para o candidato do PSL, 38% para o concorrente do PT, 8% brancos ou nulos e 6% indecisos.

Ibope

Em última pesquisa do Instituto Ibope de intenção de voto para presidente, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 54% dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e as pessoas que se manifestaram indecisas), contra 46% de Fernando Haddad (PT). A diferença entre eles caiu 8 pontos percentuais. No levantamento anterior, realizado no dia 23 de outubro, Bolsonaro havia registrado 57% e Haddad, 43% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Quando inclusos brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro tem 47% e Haddad, 41%. Brancos e nulos somam 10%, e os que não souberam ficam em 2%. Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 50% e Haddad, 37%. Brancos e nulos somavam 10% e os que não souberam, 3%.

Rejeição

Na análise da rejeição do Datafolha, 45% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum (contra 44% na edição anterior), 46% relataram apoio certo ao candidato e 8% cogitaram apoiar o presidenciável.

Já no caso de Haddad, 52% não votarão no petista de maneira alguma (mesmo índice do levantamento anterior), 38% disseram já estar convictos da decisão em favor do candidato e 9% admitiram que podem chegar a aderir ao ex-prefeito de São Paulo.

A pesquisa Datafolha foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-02460/2018.

A pesquisa Ibope foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-02934/2018.

A pesquisa Ibope foi feita a pedido da Folha de S. Paulo e pela Rede Globo e a da Datafolha pela Folha de São Paulo e Rede Globo.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

COMPARTILHAR