Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara

42

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito no início da madrugada desta quinta-feira (14) novo presidente da Câmara dos Deputados. Maia derrotou no segundo turno o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que era o candidato apoiado por Michel Temer, por 285 votos a 170. O mandato do sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Casa vai até fevereiro de 2017.

Presidência CâmaraO deputado do Democratas foi ao segundo turno se dizendo “preparado” para assumir o comando da Câmara e apoiado pelas bancadas do PSDB, do PPS, do PSB e do próprio DEM. Após ser o mais votado na primeira votação, com 120 votos, o candidato democrata conseguiu garantir o apoio dos parlamentares do PR, do PDT, do PCdoB e do PTN durante o intervalo de pouco mais de uma hora entre as duas votações.

Maia está no segundo mandato na Câmara e, no discurso na tribuna, defendeu que as soluções para as crises econômica e política atravessadas pelo País deverão sair do Congresso Nacional.

“Quando a Câmara é atacada ou mal defendida, é cada um dos nossos mandatos que atacam”, disse Maia. “Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise”, afirmou.

Presidência Câmara 02Apesar da preferência de Temer pelo candidato derrotado, o resultado da eleição desta quarta-feira não chega a desagradar o Planalto. Para o governo, o mais importante era evitar que o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) chegasse ao segundo turno da disputa.

Ex-ministro da Saúde de Dilma Rousseff, Marcelo Castro era o preferido do Partido dos Trabalhadores para ser o sucessor de Cunha no comando da Câmara, chegando a receber o apoio do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, e forçando a petista Maria do Rosário (RS) a retirar a candidatura horas antes do início do pleito.

COMPARTILHAR