Salvador: Blocos de fanfarras animam a Barra nesta quarta (7)

214

O Carnaval ainda nem começou oficialmente, mas a festa toma conta do Circuito Sérgio Bezerra nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, com os desfiles dos blocos de fanfarras do Farol da Barra ao Morro do Cristo. O evento vai reunir 20 blocos, fazendo um verdadeiro “esquenta” para a folia de momo, relembrando antigos carnavais e espalhando irreverência.

O primeiro bloco de fanfarra a desfilar na festa, há 12 anos, foi o Gravata Doida. Um grupo de amigos se reuniu e quis fazer um carnaval diferente na quarta-feira, antes do início da folia. A festa ganhou força e, em seguida, estudantes de medicina criaram o bloco Vai Braceta. Logo depois, surgiu o De Bar a Bar. Os nomes, é claro, reforçam a ideia de descontração da festa.

Com os novos adeptos, os organizadores, então, resolveram pedir apoio ao poder público. “Queríamos ter uma estrutura melhor. A Prefeitura nos apoiou e o movimento cresceu. Montamos uma associação e hoje temos 25 blocos associados. Destes, 19 vão desfilar”, explica um dos conselheiros da Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão (ACESP), Jairo João Ferreira.

Uma das bandas mais conhecidas do circuito é a Habeas Copos, que este ano comemora 40 anos e vai homenagear o fundador e idealizador da banda, Sérgio Bezerra – personalidade que também dá nome ao circuito. Serão 100 músicos, que também prometem entrar na graça de baianos e turistas.

Blocos – Desfilam nesta quarta os blocos Redução de Danos; Xupisco; As Meninas; Os Primos; Concentra + Não Sai; Quero Mais; Pinguço; Cerveja e Pimba; Cachasamba; O Caldo; As Periquitas; Alvará de Soltura; Esquenta; Habeas Copos; Alerta Geral, 100 Comentários; Hoje Eu Posso; A Barca Tricolor; Bloquete. Os intervalos entre os blocos é de, aproximadamente, 15 minutos.

COMPARTILHAR