Salvamar alerta para condições de banho no fim de semana

1067

Quem pensa em ir à praia neste fim-de-semana deve ficar atento às condições de banho. Isso porque a capital baiana permanecerá com tempo nublado, chuvas em áreas isoladas e mar um pouco mais agitado do que o costume, até o próximo domingo (22). A estimativa da Coordenadoria de Salvamento Marítimo  (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é de que a costa marítima seja atingida por ventos moderados nesse período, fator que pode gerar ondas de médio a grande porte, com até dois metros de altura.

“Os banhistas sempre devem ficar atentos, independentes das condições climáticas, e buscar praias que tenham guarda-vidas. Esses profissionais estão aptos a indicarem locais ideias para banho”, explica o chefe do Setor de Treinamento da Salvamar, Rui Araújo. O órgão atua com 264 colaboradores que cobrem uma área que vai da praia de Jardim de Alah até a de Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades.

Outro alerta é para os cuidados que os adultos devem ter com as crianças nas praias: “No último feriadão, no Dia das Crianças, quase 80% das ocorrências que tivemos foram de crianças que se perderam dos pais. A recomendação é que o responsável pela criança busque identificá-la com uma fitinha e nunca deixar ela se afastar do campo de visão”, destaca Rui.

Para manter a diversão e o banho de mar com segurança, outras orientações são: evitar ingestão de bebidas alcoólicas e e de comida de difícil digestão, não se distanciar da costa, mantendo a água até a linha da cintura, e respeitar as sinalizações na praia que apontem lugares de perigo.

O clima instável deve continuar pelos próximos dias, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec). A previsão é de tempo parcialmente nublado e nebulosidade variável, com chance de 30% de chuva, para esta sexta (20) e sábado (21). O tempo deve melhorar domingo (22) e as temperaturas deverão variar entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima).

COMPARTILHAR