Um dos grandes nomes da TV e rádio baiano nos últimos 50 anos, o radialista Raimundo Varela morreu aos 75 anos nesta quinta-feira, 7/9. O motivo da morte e mais informações sobre o velório ainda não foram divulgados pela família.
Natural de Itabuna, veio para Salvador com os pais ainda criança e cresceu no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário.
Varela dedicou quase 50 anos à comunicação no radialismo, com passagens pelo rádio (Band FM, Rádio Clube, Salvador FM e Sociedade) e televisão, na Band e Record TV Itapoan. Na Sociedade da Bahia, fez o Balanço Geral, uma das maiores audiências do segmento nas primeiras horas da manhã, que teve nomes como Fernando José, Moisés Azevedo e Genildo Lawinsky. Ele começou como jurado de programas de calouro e conviveu com Alexandre Seixas, um dos maiores produtores-executivos da comunicação baiana. Integrrou também da crônica esportiva baiana por muitos anos.
Greve 1990
Em outubro de 1990, participou ativamente da greve geral de 3 dias no rádio e TV de Salvador, inclusive fazendo piquete, e, ao falar do assunto nos programas, disse que jamais se imaginou grevista na vida. Participou diretamente ao ouvir da Direção do Sindicato que a categoria havia decidido parar por melhores condições de trabalho e salário. Mesmo com contrato diferenciado não pensou duas vezes em apoiar a partir das 5h da manhã de 2 de outubro.
Doença
Em 2006, problemas renais e de diabetes deixaram Varela afetaram. Precisou ser internado às pressas no Hospital Aliança em Salvador e logo em seguida, transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo. Três meses depois, foi submetido a um transplante de fígado e rim.
Em 2008, Varela tentou ingressar na política e ensaiou uma pré-candidatura à prefeitura de Salvador pelo PRB.
NR.: ‘Convivi com Varela por muitos anos. Conheci a personalidade e o profissionalismo do mesmo. Sempre apoiou iniciativas que beneficiavam a categoria enquanto estive presidente do Sinterp”. Força e resignação à família, amigos e parentes’.
Yancey Cerqueira, ex-presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários da Bahia
Radialista DRT/BA 06