Países não avançaram em relação a propostas de soluções pacíficas para o conflito Israel X Hamas
A reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada na sexta-feira, 13/10, terminou sem consenso sobre um texto final sobre a guerra Israel x Hamas no Oriente Médio.
A reunião foi convocada pelo Brasil, que presidirá por um mês o Conselho, para discutir questões humanitárias, a necessidade da criação de um corredor humanitária ligando a Faixa de Gaza o Egito, além de possíveis resoluções para o conflito. O encontro foi presidido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Durante a reunião, a Rússia, que há quase dois anos está em guerra com a Ucrânia, sugeriu que o Conselho pedisse um cessar-fogo imediato
Após a reunião, o ministro Mauro Vieira conversou com a imprensa e esclareceu que o Brasil “vai continuar a promover o diálogo entre os membros e a ação por parte do Conselho através da abertura de possíveis vias de negociação. O objetivo é claro e imediato: evitar mais derramamento de sangue e perda de vidas, e tentar garantir o acesso humanitário urgente e desimpedido às áreas afetadas”.
Quem faz parte do Conselho de Segurança?
O Conselho de Segurança da ONY tem cinco membros permanentes. Todos eles têm poder de veto sobre qualquer decisão. Os membros permanentes são: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.
Além deles existem os membros não permanentes, que integram o conselho por dois anos. Atualmente este grupo é formado pela Albânia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.
Fonte: Terra