Pleito vai eleger deputados federais, estaduais e distritais, senadores, governadores e presidente da República
Mais de 156 milhões de brasileiros devem ir às urnas neste domingo, 2, para eleger o novo presidente da República, além de 27 governadores, 513 deputados federais, 964 deputados estaduais, 24 deputados distritais e 27 senadores. Pela primeira vez, o horário de votação será unificado em todo o país. As seções eleitorais abriram às 8h e fecham às 17h (horário de Brasília).
Cidades em fusos diferentes vão se adequar ao horário da capital federal. No Acre, por exemplo, as votações ocorrerão das 6h às 15h (horário local). A mudança também impactará os horários de funcionamento das seções em outros 4 Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
Qual é a ordem de votação?
Nesta eleição, cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo –presidente da República e governador– e três no âmbito do poder Legislativo –deputado federal, estadual e senador. É importante, portanto, ficar atento à ordem de votação para evitar qualquer equívoco no momento de registrar os seus votos.
O primeiro cargo a ser votado é o de deputado federal e os candidatos para esse cargo são representados por números de 4 dígitos. Na sequência, será a vez de escolher o deputado estadual, com um número de 5 dígitos. O terceiro voto será direcionado a senador (3 dígitos), seguido de governador (2 dígitos). Por fim, será a vez de escolher o presidente (2 dígitos).
Como faço para votar?
Quem tem a biometria coletada poderá utilizar apenas as digitais como forma de identificação. Quem ainda não realizou o cadastro biométrico deverá apresentar um documento oficial com foto. O e-Título também poderá ser utilizado, mas o prazo para baixá-lo se encerrou ontem.
Antes de sair de casa, é importante consultar o portal do Tribunal Superior Eleitoral ou o aplicativo e-Título para conferir o local de votação e checar se não houve mudança na zona ou na seção eleitoral.
É permitir entrar na cabine de votação com uma cola (papel com a numeração dos seus candidatos), mas, por uma recente regra do TSE, não será permitido entrar com celular. Também é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos, porém a distribuição de material eleitoral –o que inclui os chamados santinhos– é crime e proibido no dia das eleições.
Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), está prevista para começar a partir das 17h (horário de Brasília).