Hoje ocorre o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 com estudantes em mais de 1.700 municípios em todo o País. Aqueles que não realizaram a prova no primeiro domingo poderão participar sem justificativa. Serão aplicadas 90 questões divididas entre matemática e ciências da natureza.
Mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram e podem fazer hoje o segundo dia de provas do Enem neste domingo, 10/11. Os inscritos terão cinco horas para resolver questões de ciências da natureza e matemática. O tempo e a ansiedade são desafios para quem tenta uma vaga na universidade.
Os participantes podem deixar a prova a partir das 15h30, já o horário limite é às 18h30. Os portões fecham às 13h, e a prova terá início às 13h30.
Desta vez, os candidatos devem responder 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, que inclui as disciplinas de química, física e biologia.
Primeiro dia
Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
Dos 4.325.960 inscritos confirmados para os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas, mais de 1,15 milhão (26,6%) não compareceram e estão eliminados.
Início
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi instituído em 1998, no governo Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.