Salvador: Auditoria da Integra constata fraude com o Bilhete Avulso

487

Ao todo, 389 cartões eram usados em esquema que resultou na venda fraudulenta de 48.200 passagens de ônibus

A utilização fraudulenta de 389 cartões do Bilhete Avulso resultou na venda ilícita de 48.200 passagens de integração. O esquema foi descoberto pela Coordenação de Auditoria da Integra, setor que monitora e analisa no Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) os dados referentes à concessão, comercialização e utilização de todos os cartões usados no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador (STCO).

Além de bloquear os cartões utilizados no esquema, a Integra ingressou com notícia-crime na 1ª Delegacia Territorial (1ªDT/Barris), solicitando a instauração de inquérito para apurar o caso. Os dados que comprovam o ilícito foram colocados à disposição da polícia.

De acordo com os auditores, os fraudadores carregam os cartões com créditos em valores variados e comercializam as passagens nos terminais de ônibus – na Estação da Lapa, principalmente. Ainda segundo a investigação, os autores da fraude vendem a um usuário a primeira passagem por valor inferior ao da tarifa oficial e, logo depois, vendem a outro a passagem de integração que, por decreto, é inteiramente grátis.

Ao longo da auditoria foi constatado que os envolvidos no esquema criminoso costumam ameaçar e coagir os usuários do sistema a comprarem as passagens de integração.

COMPARTILHAR