Pelo terceiro ano consecutivo segundo a SSP, a Polícia Civil registrou redução dos casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte
O estado da Bahia terminou o ano de 2024 com o menor número de mortes violentas dos últimos 17 anos. Os dados estatísticos, de produtividade e de investimentos foram apresentados nesta terça-feira, 7/1, no COI (Centro de Operações e Inteligência), no CAB, em Salvador.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Polícia Civil registrou redução dos casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Foram contabilizadas 4.440 ocorrências em 2024, contra 4.863 casos em 2023, representando redução de 8,7%.
Analisando por macrorregião, na capital baiana a diminuição foi de 12,5%, na Região Metropolitana de Salvador a queda foi de 12,7% e no Interior o decréscimo foi de 6,8%.
Pelos números da SSP, houve uma morte em média a cada 2h na Bahia, ou em torno 370 a cada mês. Em 2006, houve em torno de 3,2 mil mortes violentas.
“O nosso trabalho é diário, dinâmico e incansável. Sabemos dos desafios e atuamos pautados na integração das Forças Policiais e de Bombeiros, com o fortalecimento das ações de inteligência e investimento contínuo”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Acrescentou que as operações continuam sendo realizadas em todo o estado, com foco na desarticulação de grupos criminosos. “Não daremos trégua para os integrantes de facções, principais responsáveis pelos crimes violentos no estado. Seguiremos firmes”, completou Werner.
Fonte: Alberto Maraux / SSP/BA