Brasil é campeão da Liga das Nações de Vôlei

40

Seleção brasileira vira jogo diante da Polônia em 3 sets a 1 e conquista seu primeiro título na nova Liga

O Brasil é campeão da Liga das Nações de Vôlei masculino. Neste domingo, 27/6, a seleção enfrentou a Polônia na grande final, em Rimini, na Itália, e conquistou o primeiro título na competição ao vencer de virada por 3 sets a 1, com parciais de 22 x 25, 25 x 23, 25 x 16 e 25 x 14. Nas duas edições anteriores do torneio, em 2018 e 2019, a equipe brasileira sequer subiu ao pódio.

Liga das Nações de Volêi

O Brasil venceu a Liga das Nações de Vôlei masculino pela primeira vez na história. Nas duas primeiras edições, a equipe brasileira caiu nas semis e ficou com o quarto lugar. No entanto, se contabilizar os títulos da Liga Mundial, torneio que antecedeu a nova liga, o time canarinho chega a 10 troféus. Maior campeão da história do antigo torneio, os brasileiros não venciam a competição desde 2010.

A partida contra os poloneses marcou o encontro entre os atuais campeões olímpicos contra os mundiais. Logo após perder o primeiro set por 22 x 25, a equipe do Brasil conseguiu melhorar o desempenho nos sets seguintes e virou a partida em 3 a 1. Wallace fez o ponto do título, o 22º na partida de hoje, 27.

Com o troféu, a equipe brasileira chega aos jogos Olímpicos como um dos candidatos a medalha de ouro. A Liga das Nações foi o último e maior teste antes das Olímpiadas e, agora, o Brasil busca mais um título nos Jogos.

Na fase classificatória, o time venceu 13 partidas e perdeu apenas duas, para França e Rússia. Por fim, conseguiu duas ótimas atuações na semi e final, contra os franceses e poloneses e garantiram o campeonato.

Parciais da partida

1º set: Brasil 22 x 25 Polônia

2º set: Brasil 25 x 23 Polônia

3º set: Brasil 25 x 16 Polônia

4º set: Brasil 25 x 14 Polônia

Criada em 2017, a Liga das Nações surgiu para substituir os torneios Grand Prix, que ocorriam no naipe feminino, e o Mundial, no masculino. O torneio reúne cerca de 16 seleções, filiadas à FIVB (Federação Internacional de Voleibol) em cada uma das categorias. Na primeira etapa, as equipes se enfrentam, sendo que as quatro melhores avançam à semifinal e, posteriormente, à grande final do torneio.

No vôlei masculino, o Brasil terminou a primeira fase com a primeira colocação e, por isso, enfrentou a França que avançou em quarto lugar. Já no naipe feminino, a equipe comandada por Zé Roberto avançou à semifinal em segundo lugar e pegou o Japão, terceiro colocado, na semi. No entanto, perdeu na final para os Estados Unidos.

COMPARTILHAR