Edição de 2023 foi uma das mais disputadas e emocionantes dos últimos anos
A última rodada da Série B 2023 chegou ao fim e deixou até o último momento para definir os rebaixados e os qualificados para a elite do Brasileirão no ano que vem.
Quem já tinha garantido vaga na Série A foi o campeão Vitória e o Criciúma. Na parte de baixo, ABC e Londrina já estavam com o passaporte carimbado para a terceira divisão.
O Vila Nova, que dependia apenas de si para conseguir seu primeiro acesso para a Série A da história, não conseguiu vencer o lanterninha ABC e viu o Atlético-GO conquistar a última vaga, após vencer o Guarani por 3 a 0.
Quem também dependia só de si e não vacilou foi o Juventude. Apesar de começar perdendo e tomar um susto com uma expulsão, o time gaúcho virou o jogo para cima do Ceará e terminou na terceira colocação.
A briga na parte de baixo da tabela também teve emoção. Ponte Preta e Chapecoense conseguiram evitar o que seria o primeiro rebaixamento de suas histórias para a Série C.
A Chape venceu o campeão Vitória e aproveitou os tropeços de Tombense e Sampaio Corrêa para permanecer na segundona. A Ponte Preta, que só dependia de si, não deu sorte pra o azar, e venceu o CRB por 3 a 0.
Com isso, os rebaixados foram, do último para o décimo sétimo: ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa.
Os garantidos na Série A do ano que vem, do primeiro ao quarto lugar, foram: Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO.