Candeias: Aulas da rede municipal começam amanhã,18

301
Foto: Tudo News

As aulas do ano letivo para os alunos do município serão iniciadas nesta segunda-feira (18).

O secretário de Educação, Cassio Vinícius, ao lado de diretores da Secretaria, vai visitar algumas escolas municipais para acompanhar o início do ano letivo preparado depois de cinco dias de Jornada Pedagógica.

A rede municipal de ensino conta com aproximadamente 12 mil e 500 alunos espalhados em mais de 65 unidades na sede e nos distritos.

Semana Pedagógica

A Prefeitura de Candeias por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) promoveu durante os dias 11 a 15 da semana passada, a Jornada Pedagógica. No encerramento, para recepcionar os professores em ambiente de acolhimento e descontração, os organizadores do evento surpreenderam os docentes com apresentação musical da Filarmônica Lira Caendeense, na Câmara Municipal de Candeias.

Durante toda a semana, a Jornada Pedagógica reuniu professores, coordenadores pedagógicos, gestores e vice gestores da rede municipal de ensino. Com a temática “(Re) Encontros Pedagógicos: Falando de amor através da Educação”. O evento abordou um olhar reflexivo e crítico sobre a inteligência emocional e as competências socioemocionais: empatia, autonomia, autoconhecimento, responsabilidade, ética entre outras, trazidas no documento de referência da Base Nacional Comum Curricular além de oficinas temáticas, palestras, roda de conversa, apresentações culturais e o ambiente carpe diem.

De acordo com o Secretário Cássio Vinicius, a escolha do tema para reflexão vem considerando os aspectos socioemocionais e a necessidade de organizá-los no contexto escolar de forma planejada. “Percebemos a necessidade de despertar o olhar dos profissionais da educação sobre a importância de gerir os sentimentos e as emoções, para tanto, promovemos discussões e debates, através de vivências, sensibilizações e experimentações vislumbrando ações que busquem uma educação de qualidade, mas que perpassem pelo afeto, pelo compromisso e por uma busca de verdadeiros valores” concluiu.

A professora Ane Karoline Ribeiro, considerou a Jornada Pedagógica bastante proveitosa, “Este é um momento de integração, de descontração e reflexão muito proveitoso, acredito que começamos o ano muito bem, e tenho certeza de que teremos muitos avanços na nossa rede municipal de ensino”, enfatizou.

A apresentação final ficou por conta do musico Lukas Barretto, que encerrou a Jornada Pedagógica 2019 com chave de ouro.

Sobre a Jornada

A Semana pedagógica, também chamada comumente de Jornada pedagógica é um evento anual que marca o início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino, e tem por objetivo promover encontros para a realização de atividades que subsidiarão o planejamento das ações pedagógicas através de temáticas relativas ao contexto educacional. Neste ano, a Jornada tem como temática a Inteligência emocional e as competências socioemocionais.

COMPARTILHAR