Candeias: Centro de Covid-19 fica sem médico no fim de semana

478
Edmilson Amaral e Jorge Moura, vereador de Candeias/BA

A Comissão da Câmara Municipal, que acompanha as ações de combate e controle do novo coronavírus, flagrou a ausência de médico na unidade ao lado do Centro Luiz Viana Filho, mais uma vez num fim de semana

Depois da compra dos 8 respiradores a R$ 175 mil cada um com a maioria obsoleta já que dos 17, 7 foram cedidos a pedido ao Estado e nunca nem metade foi usada, do caso do corpo do natimorto exposto, da morte da comerciária, ambos no Hospital José Mário dos Santos (Ouro Negro) e das ações e de decretos inócuos, isso agrava ainda mais o descaso da gestão com a saúde pública, afirma o vereador Edmilson Amaral (Mica).

Ao lado do também vereador Jorge Moura, e integrante da mesma comissão, eles foram no sábado, 20/06, ao Centro de Covid-19, na Pitanga, para apurar informações e denúncias de que faltava médico no local.

As reclamações de cidadãos e cidadãs candeenses foram constatadas “in loco” pelos vereadores que, estarrecidos publicaram fotos do local nas redes sociais afirmaram ao Tudo News que ouviram de pessoas que estiveram no centro a mesma queixa, pois estavam sendo atendidas por enfermeiros (as) ou técnicos (as) de enfermagem.

O presidente da Comissão e líder da oposição, Arnaldo Araújo (MDB), lamenta o caos na saúde a que estão submetidos os candeenses neste fase de aumento da crise na pandemia, apesar da cidade arrecadar cada vez mais.

Candeias teve um crescimento de 25 de abril até ontem, 20, em menos de dois meses, de 7 para 496, ou seja, 6.985% de casos de covid-19 com 19 mortes.

Segundo ainda o vereador Edmilson Amaral, a denúncia também foi feita no fim de semana passado (13 e 14) com a ausência de médicos que estariam protestando pelas más condições de trabalho e outras situações inadequadas.

Apesar da publicação nas redes sociais da grave situação, a Secretaria de Saúde nem a Prefeitura, se manifestaram sobre a questão da falta de médicos no Centro criado para atender suspeitos de covid-19 neste momento grave de uma das maiores pandemias da história da humanidade, e Candeias esteja em 7º lugar com mais casos das 417 cidades baianas, embora seja a 19ª em população.

COMPARTILHAR