Candeias: Clinica da Mulher fez mais de 400 exames de mamografia

827

A Clínica da Mulher, uma das muitas ações inovadoras da Prefeitura de Candeias na atual gestão, realizou do dia 22 de outubro a 12 de dezembro deste ano, mais de 400 exames de mamografia. São efetuados, em média, 20 atendimentos diários, no período da tarde, das 13h às 17h de segunda a quinta-feira, com exceção das terças-feiras que o atendimento é realizado no período da manhã e tarde. A Clínica atende a uma demanda reprimida de 60 anos sem mamógrafo na cidade.

De acordo com a coordenadora da Clínica da Mulher, Josy Carvalho, até o momento estão sendo feitos os exames de mamografia para os pacientes que não conseguiram realizar no mutirão realizado na Praça Dr. Gualberto, no fim do mês de outubro. “O número de mulheres que compareceram ao mutirão foi superior à quantidade de exames oferecidos, porém as pacientes já saíram do espaço com o procedimento agendado”, explicou Josy.

Com o mamógrafo as mulheres de 40 a 69 anos poderão realizar exames de mamografia na cidade, sem a necessidade de se deslocar para outra localidade.

“A qualidade no atendimento à saúde é uma preocupação constante desta Secretaria e do prefeito Dr. Pitagoras. Já fizemos muito, mas ainda tem muito a fazer e continuaremos a trabalhar diuturnamente”, afirma a secretária Soraia Cabral, que destaca ainda os inéditos Emergência Pediátrica, o mamógrafo, a reabertura do Centro Médico Luiz Viana e a Farmácia Básica 24h.

A doença

Na Bahia, entre 2014 e 2018, segundo a Sesab, 4.064 mulheres perderam a vida por conta do câncer de mama. Até o fim de 2019, 59,7 mil pessoas devem receber o diagnóstico da doença no Brasil, conforme estimativa do Inca.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Inclusive, há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

A neoplasia é a mais comum entre as mulheres e corresponde a aproximadamente 28% dos novos casos a cada ano. O câncer é a segunda causa de mortes entre mulheres no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardíacas.

COMPARTILHAR