Candeias: Desfile Cívico atrai milhares de pessoas às ruas da cidade

628
Fotos: Abdias Alves

A Prefeitura de Candeias, por meio das Secretaria de Educação e Cultura, presenteou, na manhã desta quinta-feira (7), os munícipes com o maior desfile cívico de 7 de Setembro da história da cidade. Com o tema “Brasil: Cores, etnias e saberes”, cada escola colocou nas ruas em média 400 alunos que levaram o público ao delírio, trazendo memórias e identidades de nossa cidade, estado e país.

O evento começo com o hasteamento das bandeiras da Bahia, pelo tenente-coronel da PM, Ronaldo Menezes, do Brasil pelo prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina e de Candeias pelo vereador, Arnaldo Araújo. Em seguida, ocorreu a revista à tropa realizada pela maior autoridade militar do município, tenente-coronel Ronaldo Menezes da Silva e pelo prefeito Dr. Pitagoras que, em carro aberto, declaram aberto o desfile.

Quem foi ao circuito do desfile, celebrar a independência do Brasil, se deparou com um evento único e diferente de tudo que se viu. O ato cívico contou com um novo percurso, arquibancadas, maior número de alunos envolvidos na apresentação, trajando fantasias que contaram histórias, participação do Batalhão de Infantaria do Exército, os Desbravadores, da Igreja Adventista, e a tradicional passagem do Batalhão Escolar do Colégio da Polícia Militar, da10º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do Corpo de Bombeiros.

Para o refeito, Dr. Pitagoras, esta é uma data muito importante, onde é relembrada e celebrada a Independência do Brasil. “Vivemos um novo tempo, porém, a nossa independência é conquistada a cada dia, vencendo o preconceito, discriminação, diferença de gêneros, dentre outras”, registrou Pitagoras.

Tanto as 17 escolas municipais quanto a escola particular, Santa Rita, da saudosa Professora Maria José, deram um show de beleza e organização na avenida. As instituições municipais, a exemplo da Defesa Civil e do Centro de Convivência Alegria de Viver (CECON), também fizeram bonito e aproveitaram a ocasião para mostrar à população que todos podem perfeitamente viver em sociedade, com paz, amor e, principalmente, respeito ao próximo.

De acordo com o secretário de Cultura, Cássio Vinicius, este ano Candeias teve o maior desfile cívico de 7 de setembro de todos os tempos. “O sentimento de orgulho tomou conta de todos nós que gerimos a cidade, ao ver o povo candeense nas ruas, prestigiando toda beleza trazida por nossas escolas, fanfarras e demais grupos que abrilhantaram o desfile”, relatou Cássio.

Segundo o secretário de Educação, Jair Cardoso, Candeias nunca viu um 7 de Setembro tão belo e com tantos alunos por escola como este ano “ Foram 350 a 400 alunos por escola, envolvidos no desfile de 7 de Setembro. Com muita garra, dedicação e comprometimento os nossos meninos e meninas arrancaram aplausos do público”, comentou Jair.

Com o empenho e dedicação de todos os setores da Prefeitura de Candeias, que trabalharam dia e noite para a realização do desfile, dos militares, técnicos, regentes, gestores escolares, professores coordenadores, servidores de apoio, pais e, sobretudo dos alunos das escolas públicas e privada a comemoração Cívica do 7 de Setembro entra, com louvor, para a história do município.

Fotos: Abdias Alves

Participaram do evento, além do prefeito, Dr. Pitagoras, os secretários de Saúde, Soraia Cabral, de Desenvolvimento Urbano, Robson Santana, de Meio Ambiente, Toni Gleidson, de Trânsito e Transportes, Washington Campos, de Desenvolvimento Social,  Joelma Aneide, de Governo, Jarinho Silva, de Cultura e Turismo, Cássio Vinícius, de Administração, Carlos Guedes, de Emprego e Renda, André Junior CCA, de Finanças,  Camilo Pinto, de Educação, Jair Cardoso e os vereadores Arnaldo Araújo, Diego Maia, Adailton Sales, Silvio Correia, Jorge JM, Mica, Nal da San Martin e Marivalda Silva, o comandadante da 10ª CIPM, major Paulo César Nunes, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Rogério Amorim, e milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

COMPARTILHAR