Candeias: Francisco tenta eleger vereadores oferecendo cargos a candidatos

158

O estilo de fazer política usando a máquina pública ainda prevalece nos dias de hoje em cidades do interior, principalmente, as de maior receita como Candeias, Camaçari, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e outros que tem arrecadação acima de média brasileira e o Ministério Público e a Justiça fecham os olhos na máxima de que a “Justiça é cega”.

chico 03Destituído do cargo em 19 de julho pela Justiça Federal por “suposto enriquecimento ilícito e fraudes nas verbas da saúde” e de volta 37 dias depois, o Sargento Francisco ainda busca manter aparente força e poder e que eleger 3 nomes que apoiem aqueles mais próximos que ficariam “sem cargos” e que são candidatos com alguma chance de se eleger vereador no dia 02 de outubro.

A facilidade de nomear e exonerar em cargos de confiança com salários de razoáveis a bons para o padrão do trabalhador brasileiro, o “alcaide” tem investidos em candidatos de, segundo ele, pequeno poder para chegar à Câmara Municipal para que “usando os 200 a 300 votos” que hipoteticamente teriam servir de “escada” para que 3 candidatos próximos a ele consigam votação para assumirem em 1° de janeiro de 2017.

Mas, diante da rejeição de 93% como gestor, considerado para muitos o maior fracasso do Palácio Ouro Negro em todos os tempos, e do isolamento apesar de ser “gestor” da cidade, o “não é a palavra que mais ouve”.

Quando afastado, o Sargento “confidenciou” a supostos amigos que “quase ninguém lhe ligava” e muitos menos o procuravam, e que hoje para ele Candeias, cidade que o fez vereador e caiu de paraquedas na Prefeitura, nada mais tem a lhe dar.

ChicoNova queda

Nos meios políticos e jurídicos é tida como quase certa a queda em definitivo do Sargento.

O comentário nos bastidores é que a duração dele não emplaca o feriado de 7 de setembro em razão da decisão do MP Federal de denuncia-lo e a manutenção na prisão de Nicolau Martins Júnior, diretor-presidente do IMCBA – Instituto Médico Cardiológico da Bahia – pela própria Justiça Federal por suposto desvio de verba federal da saúde nos contratos com a Prefeitura de Candeias.

As apostas sobre o “senta-levanta” movimentam os meios políticos em Candeias, principalmente nos chamados “senadinhos”, locais de reunião de simpatizantes e militantes da política.

Chico x NeideInfelizmente, não podemos divulgar nomes dos candidatos “preferidos” pelo alcaide rejeitado pela população por força de uma legislação eleitoral “anacrônica e ditatorial”, pois os políticos se acham acima da Lei, afinal eles a fazem.

Mas, a possível saída do Sargento derrubaria de vez os sonhos desses candidatos usurpadores da enferrujada máquina pública de Candeias, desgastada pelos “cupins do erário“.

Outro fato interessante é que a ex-toda poderosa Primeira Dama, Neide Silva, ainda não foi nomeada para a Secretaria de Administração, sonho de “criança”, apesar da formação de Decoração de Interiores e nenhuma especialização em gestão pública.

Yancey Cerqueira, Dr. h.c
Radialista / DRT–BA 006
COMPARTILHAR