Candeias: Nepotismo cruzado deve exonerar dezenas de funcionários

176

Uma recomendação que teria saído do Ministério Público estadual, em Candeias, está deixando desesperada a base do Sargento Francisco neste período pré-eleitoral.

Câmara CandeiasSegundo informações de bastidores e apuradas pela reportagem, um documento do MP pede que a Prefeitura e a Câmara Municipal “exonerem” todos os funcionários que, por ventura existam, e que sejam familiares e parentes do prefeito e familiares, dos secretários, dos subsecretários, dos vereadores e de diretores de órgãos públicos municipais.

De acordo ainda com as mesmas fontes, isso iria afetar em torno de 100 pessoas empregadas por meio de nepotismo cruzado, ou seja, quando um familiar ou parente detentor de um determinado cargo como um vereador emprega mulher ou filho/a ou parente em um órgão da Prefeitura.

O mesmo aconteceria se um secretário ou subsecretário colocasse um familiar ou parente em outra pasta ou na Câmara onde o “costa-quente” não seja titular.

Nos últimos meses, foram exonerados cônjuges, filhos e parentes de políticos, além de alguns “fantasmas”.

A situação afeta pessoas nas áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Gabinete do Prefeito, principalmente.

No início da semana passada, a exoneração da secretária de Administração, Rosineide Silva, mulher do prefeito Sargento Francisco, teria essa motivação e foi resolvida muitos dias depois do documento do MP ter chegado ao gabinete do Palácio Ouro Negro.

Esses funcionários estariam a serviço de pré-candidatos a vereador e quem não tem indicações de familiares ou parentes estaria irritado porque haveria disputa “desleal” na própria base do Sargento, que perdeu o controle de parte dos “aliados” desde a mudança do indicado a sucessor para este ano.

Esta semana, uma reunião para apresentação de pré-candidatos que teriam apoio da primeira-dama e de pessoas com força na Prefeitura, foi desmarcada porque estaria gerando revolta entre as lideranças dos não “beneficiados”.

Yancey Cerqueira, Dr. h.c.

DRT/BA 006

COMPARTILHAR