Candeias: Prefeito entrega Casa da Música e Filarmônica revitalizada

495

A solenidade vai ser realizada a partir as 16h e resgata a arte, a cultura e a história do povo candeense

A Prefeitura de Candeias devolve hoje, 13, às 16h, a população o prédio da Filarmônica Lira Candeense totalmente reformado e que se transformará na Casa da Musica com cursos para formação de músicos. Além disso, também vão ser entregues à filarmônica municipal novos fardamentos e instrumentos e vai contratar professores para o funcionamento da casa.

É um resgate das tradições culturais da cidade, sendo a reforma e a requalificação do prédio um passo inicial nessa nova história. O prédio que estava totalmente destruído, além de ser a sede da Filarmônica Municipal, vai abrigar, a partir deste domingo, os cursos de formação de músicos e se constituirá em um equipamento de produção e formação cultural.

Serão oferecidos na Casa da Música, cursos de instrumentos que beneficiarão crianças, jovens e adultos, com a convivência artística e cultural por meio da prática em conjunto de atividades relacionadas à música. O espaço vai disponibilizar palco para apresentações e área de convivência promovendo a integração, a troca e o diálogo mútuo, de modo que a Casa da Música seja um equipamento cultural e de entretenimento para a sociedade candeense.

O Prédio faz parte do patrimônio cultural da cidade e se encontrava em total estado de abandono por mais de dez anos. Em meados de 2018 a Prefeitura deu início as obras de reforma e requalificação do local, mantendo a estrutura original, porém com novos ambientes, com o toque de modernidade tornando o espaço bastante acolhedor. A reforma do bem público foi atrelada a aquisição de instrumentos, novos fardamentos, além da contratação de professores.

De acordo com o prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, é de extrema importância o investimento feito pela prefeitura em prol da cultura. “Investir em cultura é também investir em segurança pública; nosso município é um verdadeiro celeiro de artistas nacionalmente reconhecidos. Nunca antes na história da cidade, a prefeitura fez tantos investimentos na área musical, revitalizando agora as fanfarras escolares, o prédio da filarmônica, que será a escola da música. São quase R$ 1,5 milhão em investimentos no total”, pontuou.

Casarão Horácio Pinto

O prefeito assina também neste domingo (13), a Ordem de Serviço para Reforma do Casarão Horácio Pinto, mais um equipamento que servirá de lazer e cultura no município, e que foi construído em 1924 pelo coronel Horácio Pinto, herdeiro do Engenho de Pitanga, e já foi sede da Secretaria Municipal de Educação. O prédio secular, considerado patrimônio histórico e cultural do município, fica na Praça do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, um dos mais importantes atrativos turísticos religiosos do estado da Bahia.

A reforma vai transformar o Casarão em um Polo Cultural, Turístico e Educativo, com objetivo de implementar um memorial da cidade, com espaços para realizações de exposições, cursos, seminários, palestras, oficinas, apresentações de artistas de diversos segmentos, exibição de filmes e documentários, além de espaços de entretenimento e lazer cultural.

COMPARTILHAR