Candeias: Prefeitura antecipa salário de outubro e parcela do 13º

458

O prefeito Pitagoras Ibiapina, do PP, antecipou para a sexta-feira, dia 27, o pagamento do salário dos servidores públicos, efetivos ou não, do mês de outubro como formar de homenagear a passagem do dia do Servidor, neste sábado, 28.

Desde o fim da noite passada que o dinheiro está disponibilizado na conta bancária dos trabalhadores da Prefeitura de Candeias, o que, além de tudo, movimenta o comércio local.

Neste sábado, em todo o pais, a categoria dos servidores públicos municipais, estaduais e federais comemora a data em homenagem à classe.

Na segunda-feira, dia 30, por determinação do prefeito que aproveita para parabenizar e agradecer a dedicação e esforço de cada servidor, a primeira parcela do 13º salário vai ser liberado para os servidores. A segunda e última parcela (agora com os descontos de lei como INSS e IR para quem paga), a administração estuda antecipar. Os últimos dias por Lei são 30 de novembro e 20 de dezembro a primeira e segunda parcela respectivamente.

No Brasil, ser servidor público é sinal de estabilidade financeira para muitas pessoas, pois não podem ser dispensados facilmente dos cargos depois de consolidado o período de estágio probatório.

Para entrar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Candeias, Juscelino Santos, considera positiva a medida de antecipação, parabeniza a categoria mas lembra que há questões que estão encaminhadas e precisam ser resolvidas pela administração.

Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu por meio do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

COMPARTILHAR