Candeias: Prefeitura debate ações de proteção ao meio ambiente

228

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Semaa –, comprometida com o impacto da mineração no meio ambiente municipal e estadual, realizou uma mesa redonda com o tema: “Desafios da mineração legal para minimizar impactos ambientais”. O evento contou com a presença do chefe do Setor de Meio Ambiente da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), Hélio Gamalho Vasconcelos, o coordenador de Mineração, Exploração de Produtos de Óleo e Gás Natural do INEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente), Antônio Leopoldo Freire, e com o pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) , Patrick Araújo dos Santos.

Na ocasião, foram discutidos temas relacionados a políticas regulatórias da mineração, licenciamento ambiental, impactos ambientais derivados de extração de areia e arenoso clandestinos e medidas mitigadoras.

O debate destes temas se faz necessário por conta da grande incidência de extração clandestina tanto em Candeias quanto em outros municípios da Região Metropolitana de Salvador – RMS.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Toni Gleidson, foram convidados para participar deste evento empresários do ramo de mineradora e construção civil  além da comunidade, para tratar deste tema que  é de fundamental importância para a conscientização ambiental no município. “o evento contou com a participação de técnicos  competentes de órgãos estaduais relacionados ao meio ambiente e colaborou muito com o nosso conhecimento na área de política regulatória minerária ambiental”, disse Toni.

Com esta ação, a Prefeitura tem o objetivo de incentivar a consciência ambiental dos gestores, empresários e da comunidade para garantir o desenvolvimento sustentável do município e da região.

COMPARTILHAR