Candeias: Prefeitura promove palestras em homenagem ao Mês da Mulher

397
Fotos: Rafael dos Anjos

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas, realizou, no Núcleo de Atividades Socioeducativas – Nasce, no Bairro da Pitanga, palestras com o tema: “Mulheres Empreendedoras”, além de abordar temas como violência contra mulher, para alunas que desenvolvem atividades no local.

O evento teve como palestrante a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Cram, Glória Santos, que falou sobre a importância da mulher se capacitar para tornar-se independente e, principalmente, sobre o amor próprio como forma de impor o respeito. “A mulher precisa ser independente e também aprender a se amar. Os números da violência contra mulher aumenta a cada dia, e nós precisamos dar um basta nisso!”, disse Glória.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide, informou que o Cram realizou mais de 300 atendimentos neste ano de 2019, sendo 33 casos novos, e enfatizou os programas inseridos no município que beneficiam principalmente as mulheres. “Nós temos o Programa de Atenção Integral – PAI, o Nasce com atividades de Cabeleireiro, manicure, pedicure, corte e costura, croché, entre outros, o Programa Minha Casa, Minha Vida, uma rede que beneficia principalmente as mulheres do nosso município que estão em uma luta constante pelos seus direitos”, relatou Joelma.

A advogada, Rita Felix, convidada para um bate papo com as alunas sobre empreendedorismo, contou aos presentes a sua experiência de vida. Mulher e cabeleireira, Rita se reinventou quando decidiu fazer faculdade de Direito, passando a atuar em uma área totalmente diferente do que já havia atuado em sua vida. “Trabalhei por muitos anos como cabeleireira e agora sou advogada, sejam perseverantes e acreditem em vocês, façam o diferencial”, falou Rita.

Na oportunidade, profissionais da Sedas esclareceram para todos os programas e projetos oferecidos nos diversos setores da secretaria, tais quais o PAI, Nasce, Cras, Cram, mão na massa, entre outros, além de informar os locais onde a população pode obter informação e tirar dúvidas acerca dos serviços. As professoras do Nasce também contaram um pouco das histórias de vida delas para os presentes.

Para o prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, a realização da palestra é de grande relevância para o município. “A mulher que sempre foi considerada sexo frágil e hoje está ocupando o seu espaço, está trabalhando como Policial, Motorista de Carreta, trabalhos antes tidos como masculino. A Força da mulher a torna capaz de se posicionar aonde quiser”, pontuou o prefeito, que informou que no concurso da Guarda Municipal, que será realizado no município, 30% das vagas serão reservadas para as mulheres.

COMPARTILHAR