Candeias: Secretaria de Cultura discute ações para o mês da Consciência Negra

576

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Cássio Vinícius, e a equipe da Secult, se reuniram nesta segunda-feira, dia 25, com Edson Costa, Diretor Executivo da Emunde – Rede Mundial de Étnico Empreendedorismo –, para discutir ações que serão realizadas em prol do Novembro Negro, como forma de fortalecer, relembrar e enfatizar as lutas dos povos negros por melhores condições, sobretudo de igualdade racial, além de debates e iniciativas que estimulem a Consciência Negra.

Na ocasião, Edson Costa ressaltou a importância da rede e das articulações que podem ser constituídas para que as ações não sejam pontuais, mas permaneçam, de modo a transformar Candeias numa cidade afirmativa, com elementos focados na economia criativa e economia solidária. Para tanto, se comprometeu a promover um Workshop de Formação com os servidores da Secult e Sejuv – Secretaria Municipal de Juventude, no intuito de inseri-los nesse contexto na perspectiva de tornarem-se multiplicadores no Município.

O secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Cassio Vinícius, atendendo orientação do prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina que pediu atenção especial para as ações do mês, acredita que a “Consciência Negra” é de fundamental importância, e relata que a própria cidade de Candeias apresenta uma grande parcela da população que se identifica como sendo negra, inclusive jovens, que necessitam se empoderar e abraçar as causas, contribuindo para o combate do racismo em diversos espaços de socialização, dia após dia. Ainda, enfatizou que várias ações vêm sendo promovidas pela Secult e Sejuv, que buscam abarcar a cultura negra, a cena alternativa, e temáticas relacionadas ao racismo, intolerância, discriminação, violência, feminicídio, juventude negra, mulher negra, empoderamento, dentre outras de igual relevância.

COMPARTILHAR