Chuva e seca levam Defesa Civil a reconhecer situação de emergência em nove cidades

73

Lista inclui cidades em Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo

Nove municípios brasileiros atingidos por desastres naturais tiveram situações de emergência reconhecidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A medida terá vigência por 180 dias e garantirá o apoio do Governo do Brasil às famílias afetadas pelas chuva intensa, enxurrada e estiagem.

Os municípios afetados são: Engenheiro Caldas e Ubá, em Minas Gerais; Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso; Tacuru, em Mato Grosso do Sul; e São Sebastião, em São Paulo. Já na lista de cidades com a medida vigente devido ao extenso período de estiagem estão Pinhão, em Sergipe; e Claro dos Poções, em Minas Gerais. Também foram reconhecidos os municípios de São Geraldo do Araguaia, no Pará; e Pimenteiras, no Piauí, por ocorrências de enxurradas.

Para ter acesso a recursos emergenciais, as prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise por equipes da Defesa Civil Nacional, se aprovado, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais.

COMPARTILHAR