Conselho de Segurança de Candeias deve finalmente ser regularizado

93

O Conselho Comunitário Municipal de Segurança está sem poder operar desde julho por não ter realizado a eleição

Uma comissão está organizando a eleição para escolha dos novos integrantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Candeias, na Região Metropolitana a 46 km de Salvador, para regularizar a situação da entidade que não pode operar desde julho desde ano quando acabou o mandato da diretoria anterior.

Fato inédito na história do Conseg, a não realização das eleições impediam qualquer ação da entidade que tem representantes da Sociedade Civil, Prefeitura e da Polícia Militar da Bahia.

O ex-presidente cujo mandato se encerrou em julho último, o empresário Rogério Amorim, em nota encaminhada a redação do Tudo News, que noticiou ou fato em setembro último (link abaixo), a explicação é esta:

Nota ‘ipsis litteris”

Que em razão da situação de pandemia em que o Estado e o país tem passado, somado a necessidade de distanciamento social, impedido a realização de reuniões  presenciais do Conselho  desde Março/20, com a finalidade de evitar aglomerações, visto que, não há previsão de duração das medidas de segurança para evitar a disseminação do SARS-19 (COVID-19) e que não há vacina, não restou outra saída senão, adiar a realização  da eleição da nova diretoria  que seria em jUlho/20 quando a atual tomou posse, para ser realizada em 26 de Novembro do ano em curso, no  local a definir  das 9:30 às 13:00hrs e que o edital de abertura de eleição será divulgado  com 30 dias de antecedência , a saber, conforme determinada 40⁰ art. do estatuto.

Frise-se que qualquer comportamento contrário ao adotado estaria colocando a saúde de todos aqueles que voluntariamente emprestam mensalmente seu tempo, a fim de melhorar a condição da segurança pública do nosso município, em especial, porque possui pessoas de grupo de risco em sua formação.

Qualquer esclarecimento for necessário, estarei a sua disposição”.

O certo é que o Conselho não pode operar durante praticamente cinco longos meses por não ter diretoria eleita.

Eleição

De acordo com informação do ex-presidente, candidato a reeleição, inclusive publicado em redes sociais e enviado as redações do Bahia On e do Tudo News, a eleição vai ser realizada na próxima quinta-feira, 26, das 9h às 13h, no Batalhão da Polícia Militar de Candeias, no Bairro da Pitanga. Podem votar todos os cidadãos/cidadãs de 18 anos ou mais com documento de identidade. A informação sobre a hora de encerramento é contraditória nos informes das chapas concorrentes.

São candidatos à Presidência o empresário Rogério Amorim e o professor João Paulo, ambos ex-presidentes.

Link: https://tudonews.com.br/candeias-conselho-comunitario-de-seguranca-esta-irregular-na-cidade/

COMPARTILHAR