Estados receberam 115 milhões de EPI’s do Governo Federal

279
Foto: Reprodução Internet

Os materiais serão usados por profissionais de saúde que atuam no cuidado a pacientes com covid-19. Relação por estado está na imagem abaixo

Para garantir a proteção de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, o Ministério da Saúde já distribuiu 115,2 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todo o País. Entre os itens estão máscaras, aventais, óculos e protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool. As entregas vão ajudar a reforçar as redes de saúde dos estados e municípios no combate a pandemia da Covid-19. São Paulo recebeu 22,3 mi; o Rio de Janeiro 17,9 mi e a Bahia 7 milhões.

“São dezenas de voos diariamente levando EPIs para todo o Brasil. É um reforço do Governo do Brasil para que não falte equipamentos nos estados. Se um estado não teve condição de comprar ou não recebeu ou teve problema com a licitação de itens, a entrega de EPIs é reforçada”, explicou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. E completou: “O Sistema Único de Saúde (SUS) é a melhor ferramenta que o Brasil poderia ter para combater a pandemia. É um exemplo para o mundo”.

Do total de EPIs distribuídos até o dia 7 de junho, 3,9 milhões foram entregues às forças de segurança pública. Ao todo, o Ministério da Saúde já entregou aos estados 530,2 mil litros de álcool, 2,9 milhões de aventais, 34,6 milhões de luvas, 5,3 milhões de máscaras N95, 53,1 milhões de máscaras cirúrgicas, 1,4 milhão de óculos de proteção, 450,7 mil sapatilhas, 15,4 milhões de toucas e 1,2 milhão de protetores faciais. Os materiais foram entregues para as Secretarias Estaduais de Saúde, responsáveis por definir quais os serviços de saúde vão recebê-los, a partir de um planejamento local.

Confira a distribuição de EPIs por estado:

COMPARTILHAR