Ex-deputado é preso em Rondônia

537
Ex-deputado estadual por Rondônia

O ex-deputado estadual Marcos Antônio Donadon foi preso em Porto Velho (RO) no fim da tarde de sábado (9). Ele estava foragido desde abril de 2016, após ser condenado em segunda instância por desvios de dinheiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. As informações são do portal de notícias “Ig”. Com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que é possível a prisão de condenados em segunda instância, mesmo que tenham recursos em tribunais superiores, foram expedidos mandados para vários condenados, mas Donadon fugiu na ocasião, permanecendo 17 meses sem que o paradeiro fosse conhecido.

O ex-parlamentar foi capturado em casa, em Porto Velho, pela Polícia Federal (PF) e membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Segundo os procuradores, o chefe da Gaeco só se pronunciará sobre a prisão nesta segunda-feira (11). A operação Dominó, que terminou na condenação de Donadon e de outros participantes do esquema de desvios na Assembleia Legislativa de Rondônia, levou à prisão mais de 20 pessoas ligadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A estimativa é que o grupo tenha desviado R$ 70 milhões. Os recursos eram desviados por meio de contratos fraudulentos que partiam da Assembleia Legislativa, para pagamentos de serviços, compras, obras superfaturadas. Em muitos casos, segundo as investigações, o objeto do contrato não era entregue ou o serviço não era feito. Em família. Marcos é irmão do ex-deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), o primeiro político preso para cumprimento de sentença no exercício do mandato, em 2013. Ele foi detido para cumprir pena de mais de 13 anos de prisão. Natan foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) também pelas irregularidades na Assembleia Legislativa. Além de Marcos e Natan, outro irmão, Melkizedeck, e os primos deles Ângelo e Marlon estão impedidos de disputar qualquer cargo público. Todos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa.

COMPARTILHAR