Gestores de futebol de 38 municípios recebem qualificação

444

Profissionais que atuam no futebol dos Territórios de Identidade do Portão do Sertão e da Bacia do Jacuípe terão a oportunidade de participar do Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol, que acontece de sexta-feira (6) a domingo (8), no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Feira de Santana. De iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), o projeto tem como objetivo contribuir para a capacitação dos gestores esportivos envolvidos com o futebol de toda Bahia.

Com aulas teóricas gratuitas, o curso foi criado para dotar as entidades que atuam no futebol com melhor estrutura gerencial, capacitando os profissionais para o desenvolvimento de ações administrativas, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais compatíveis com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

Este será o 11º encontro dos 23 previstas no projeto, com carga horária de 16 horas, abrangendo os 417 municípios baianos. Além de dirigentes de ligas, a iniciativa é voltada para diretores, coordenadores e secretários de esporte dos municípios baianos. Idealizado pela Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto de qualificação tem o apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol e da execução operacional da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).

O curso vai atender os interessados dos municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

Sexta-feira (6)

Local: Colégio Luiz Eduardo Magalhães (ao lado da Estação Rodoviária)

18h – Credenciamento

19h – Abertura –  Composição da Mesa:

19h30 às 22h – Palestra

Tema: Teoria Geral da Administração – Políticas Setoriais do Esporte, Gestão do Futebol

Palestrante: Prof. Ney Santos (Sudesb e DEF/Faced/UFBA)

 Sábado (7)

8h às 10h

Tema: Formação de Equipes – Gestão de Escolinhas de Futebol e Trabalhos com Fundamentos

Palestrante: Prof. Eduardo Fontes (Preparador Físico)

10h às 12h

Tema: Direito Esportivo – Lei do Passe, Estatuto do Torcedor, Direito Federativo e de Imagem

Palestrante: Manfredo Lessa  (FBF)

14h às 17h

Tema: Elaboração e Gestão de Projetos

Elementos de um Projeto e Oficina de Elaboração de Projetos Esportivos

Palestrante: Prof. Enrique Carlos (FBDP) e Wilton Brandão (SUDESB)

17h às 19h

Tema: Marketing Esportivo – Cases Relatos de vivências e projetos de sucesso

Palestrante: Marco Costa

Domingo (8)

08h às 11h

Tema: Relações Interpessoais e Ética: Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários e imprensa.

Palestrante:  Cláudia Pedral (Terapeuta Ocupacional)

 11h – Encerramento com entrega de Certificados

COMPARTILHAR