Governo confirma pedido de exoneração do secretário Jorge Portugal

547

A Secretaria de Comunicação do Estado informa que o secretário de Cultura, Jorge Portugal, encaminhou nesta quinta-feira (28) uma carta pedindo exoneração do cargo ao governador Rui Costa, alegando questões pessoais e profissionais. O nome que substituirá Portugal será anunciado nos próximos dias.

Professor, compositor, nome destacado na cultura baiana, Jorge Portugal deixa o governo com relevantes serviços prestados ao setor.

Colisão

A saída era especulada desde o início do ano, quando Rui convidou o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para assumir a Secult. Ferreira, contudo, desistiu do cargo após saber que não teria poder para nomear a equipe de dirigentes da pasta.

Portugal entrou em rota de colisão com o governo ao criticar publicamente o baixo orçamento para a Cultura. Antes, o compositor havia revelado mal-estar com as nomeações de indicados políticos para cargos de comando na secretaria. A demissão da produtora Fernanda Tourinho, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) à revelia de Portugal, também reacendeu as insatisfações.

COMPARTILHAR