Segundo o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) nesta sexta-feira, 20/12, o tempo permanece instável e com condições favoráveis à ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada nas Regiões do São Francisco, Oeste e municípios que fazem divisa com o estado de Minas Gerais, devido ao transporte de umidade amazônica em direção ao oceano. Para as demais regiões, a previsão é de predomínio tempo estável, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e de curta duração no setor costeiro ao longo do dia.
No sábado, 21, está prevista uma redução no volume e intensidade da chuva em todo o Centro-Oeste da Bahia. Ainda assim, eventos de chuva fraca são esperados para as localidades do Oeste e parte do São Francisco. Na Chapada Diamantina, Sudoeste, Recôncavo e Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. Já no Norte e Nordeste baiano o tempo seguirá com céu claro ao longo do período.
No domingo, 22, a previsão volta a destacar situação de instabilidade atmosférica no setor Centro-Oeste da Bahia, no qual, são esperadas pancadas de chuva de intensidade fraca a forte nesse setor, sobretudo, na divisa com o estado de Minas gerais, no qual, deverão ser registrados os maiores volumes do dia. Na Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Na segunda-feira, 23, a chuva deverá ser registrada na extremidade Sul da Bahia, onde um cavado em níveis médios auxiliará na formação de nebulosidade e deixará o dia com chuva de intensidade fraca a forte no setor. Também são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada em todo o centro-oeste do estado. Já nas regiões do Recôncavo e Nordeste, a previsão é de predomínio de tempo firme, com céu parcialmente nublado e possibilidade de chuva isolada apenas na faixa costeira do Recôncavo.
Nesta terça-feira, 24, o tempo permanece instável e com condições favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões do São Francisco, Oeste, Sudoeste e Chapada Diamantina, devido ao transporte de umidade amazônica em direção ao oceano. No setor costeiro a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. Regiões Nordeste e Recôncavo, a previsão é de predomínio tempo firme, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas apenas no litoral.
Nesta quarta-feira, o tempo apresentará condições de chuva de forte intensidade na extremidade Oeste da Bahia, no qual, deverão ser registrados volumes expressivos nos municípios desse setor. Regiões São Francisco, Sudoeste, Chapada Diamantina, Norte e Sul terão variação de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada nesse dia. Já nas regiões Nordeste e Recôncavo baiano o dia seguirá com predomínio de tempo firme e possibilidade de pancadas isoladas de chuva apenas nos munícipios costeiros.
Temperatura
Em Salvador e Região Metropolitana, de hoje a quarta-feira, a temperatura mínima deve ser de 24 graus e a máxima deve atingir 31 graus.
No Estado, a temperatura mínima, no fim de semana, deve ser de 19 graus em Cocos, Morro do Chapéu, Piatã e Vitória da Conquista e a máxima deve atingir 37 graus em Paulo Afonso e 36 graus Barra e Itaberaba.
Fonte: Ascom Inema/BA