Lajedinho: Chuva castiga cidade e deixa 94 famílias sem abrigo

445

Depois de temporal que causou estragos na noite de sexta-feira (31), aproximadamente 94 famílias do município de Lajedinho, na Chapada Diamantina a 350 km de Salvador, ficaram desabrigadas. A prefeitura está alocando as famílias em casas do programa Minha Casa Minha vida, que ainda estão sendo finalizadas. “Hoje (1°) eu mantive contato com a Caixa, que liberou cerca de 94 unidades do conjunto habitacional que está sendo construído no município, de um total de 231”, explicou o prefeito da cidade Marcos Mota (PSD).

A chuva durou aproximadamente duas horas e causou muitos estragos, principalmente na região de vale da cidade, segundo o prefeito, deixando famílias desabrigadas e detritos espalhados pelas ruas. Segundo a Defesa Civil, foram 150 mm no perído, o que representa um volume de chuva esperado para três meses.

De acordo com moradores, o canal que corta a cidade não suportou a força da natureza, transbordou e voltou a alagar a parte baixa do município. “Os moradores que nem sequer tinham se reconstruído da tragédia anterior, voltaram a perder geladeira, sofá, as poucas coisas que tinham comprado de lá para cá. Muitas dessas pessoas estão com aluguel social ainda, sem casa própria”, destacam.

Segundo o chefe do Executivo de Lajedinho, a prefeitura trabalha para resolver a situação dos atingidos. “Foi uma noite de grande tensão, por conta das lembranças do que vivemos em 2013, com a chuva que praticamente destruiu a nossa cidade”, afirmou. Segundo Mota, os detritos já estão sendo retirados das ruas e o trabalho deve ser concluído ainda este domingo (2).

COMPARTILHAR