Liberação de PIS/Pasep para idosos será automática

744

Mais 670 mil idosos acima de 70 anos de idade vão receber antes do prazo o saldo do PIS/Pasep. O crédito será feito em conta corrente ou poupança para os que forem clientes da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, na próxima terça-feira, 17, dois dias antes da data de início do pagamento

Beneficiários do PIS/Pasep com direito ao saque antecipado receberão, a partir do dia 19, o dinheiro de forma automática nas contas bancárias. Segundo resolução publicada no Diário Oficial da União em 12 de setembro, quem estiver com o cadastro atualizado nas instituições financeiras não precisará fazer a solicitação.

A regra explica, no entanto, que parte das pessoas precisará ir a uma agência solicitar o saque em função de algum problema no cadastro. Antes, para ter o benefício era preciso ter mais de 70 anos. Agora, mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos podem retirar o dinheiro.

Com a redução da idade para o saque do PIS/Pasep, as retiradas mensais do fundo devem crescer de R$ 104 milhões para R$ 2,6 bilhões. O governo prepara um calendário para organizar a demanda e evitar problemas.

Mais atendimentos

Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, os bancos se prepararam para receber as solicitações. Em número de atendimentos, a expectativa é um volume de solicitação de saques de 1,3 milhão por mês: 23 vezes acima da média de 56 mil atendimentos mensais.

O cronograma de saques dará prioridade aos mais idosos. A medida que antecipa a data para os saques também vai permitir consulta eletrônica sobre existência de saldo por meio de telefone ou internet.

O calendário de saques começa em 19 de outubro e vai até março de 2018.

Só tem direito aos recursos o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo. Quem começou a contribuir depois dessa data não tem direito ao saque.

COMPARTILHAR