Nomes preferidos pelos pais para batizar nos últimos 10 anos

105

Para meninos, Miguel é o nome que mais aparece na década e, para meninas, Helena está no topo da lista desde 2018

No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano. No ranking de nomes escolhidos para os pequenos realizado pelo BabyCenter Brasil, com base em cerca de 350 mil cadastros na plataforma digital gratuita de bebês nascidos ao longo de 2020, considerando este conjunto são 170.112 meninos e 176.637 meninas. O levantamento dá conta de que Miguel é o nome preferido pelos brasileiros já há 10 anos, tendência que continuou em 2020. Para as meninas, Helena está no topo da lista na predileção das famílias no país desde 2018.

Enquanto Miguel se mantém como o campeão há uma década, para os nomes femininos houve mais variação. No ranking entre 2010 e 2020, Júlia, Sophia, Alice e Helena aparecem com frequência. Segundo o BabyCenter Brasil, a popularidade de um nome pesa na hora da escolha. A pesquisa também demonstra a grafia mais usada pelos pais.

A opção de como batizar os recém-nascidos encontra diferentes influências. Em 2012, por exemplo, a princesa Sofia da Disney fez explodir a escolha pelo nome em várias partes do mundo. Helena, o nome mais escolhido do ano para meninas no Brasil, é também como chamada a personagem principal da série Elena de Avalor, da Disney.

Matteo, personagem da telenovela argentina Sou Luna, também da Disney, contribuiu para a explosão de nascimentos de meninas chamadas Luna. Aurora e Bella, cada vez mais populares no Brasil, são nomes bem conhecidos de protagonistas dos clássicos filmes de princesa. O BabyCenter vem observando registros de meninas chamadas Moana e até Nala.

Entre os nomes da moda no Brasil, Derick e Izzie são referências à série Grey’s Anatomy, enquanto o sobrenome do personagem Alex Karev vem sendo usado até como segundo nome para meninos.

COMPARTILHAR