Nova ferramenta do INSS facilita segurado saber se tem direito a aposentadoria

382

Com a nova ferramenta de consulta do INSS, você pode saber se já tem idade ou tempo de contribuição suficientes

Quer saber se você já cumpriu os requisitos para se aposentar por idade ou por tempo de contribuição? É só entrar no portal Meu INSS e usar o novo serviço do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Na página, o usuário fornece o número do CPF e o sistema busca as informações necessárias disponíveis ao INSS. Caso alguma delas não apareça no resultado, o usuário pode adicionar manualmente. Com esses dados, o sistema calcula e informa ao contribuinte se ele já tem direito à aposentadoria.

Confirmação

Independentemente do resultado, é importante que o segurado entre em contato com o INSS para confirmar se já pode ou não iniciar o processo de aposentadoria.

Facilidade

Quando entrar no Meu INSS para saber se já pode se aposentar, aproveite para conhecer todos os serviços disponíveis no portal. Por lá, você pode fazer agendamentos, consultas, acessar e acompanhar informações da história de trabalho, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Em breve, o usuário também poderá fazer atualização cadastral de dados como telefone e endereço diretamente pela página. Hoje já é possível fazer pela Central de Teleatendimento 135 ou diretamente em uma agência do INSS.

COMPARTILHAR