Papa escolhe foto de Nagasaki para ilustrar mensagem da paz

487

O Papa Francisco escolheu uma foto trágica para acompanhar a tradicional mensagem pelo Dia da Paz, celebrado no dia 1º de janeiro, para alertar sobre os graves problemas causados pelas guerras.

A imagem mostra um menino carregando o corpo morto de seu irmão, ainda bebê, enquanto aguarda a sua vez de levá-lo para a cremação. A foto foi tirada em 1945 pelo norte-americano Joseph Roger O’Donnell, poucos dias após a cidade ter sido alvo de um ataque com uma bomba atômica.

“A foto afetou muito o papa Francisco, que quis reproduzi-la em um cartão, acompanhada do comentário eloquente: ‘o fruto da guerra’. É assinada por ele também”, informa o jornal católico “Observatore Romano”.

Ao longo do Pontificado, iniciado em 2013, Jorge Mario Bergoglio sempre criticou os conflitos e a guerra dos nossos tempos, que afirma ser a “Terceira Guerra Mundial em partes”.

Além disso, a imagem tem um significado especial, já que o mundo vive um aumento na tensão de um ataque nuclear por conta da briga entre Coreia do Norte e Estados Unidos.

COMPARTILHAR