“Prévia” do PIB tem alta de 0,09% em fevereiro, revela Banco Central

41

Indicador usado para antecipar resultado da economia registra leve crescimento no mês passado e acumula alta de 1,80% em 2018

Em meio à estabilização da economia, o Brasil voltou a crescer no mês de fevereiro. Considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,09% em fevereiro na série ajustada. Trata-se de uma série que utiliza uma compensação para melhor comparar períodos diferentes.

No acumulado deste ano, a economia brasileira cresceu 1,80% e, nos últimos meses, o indicador calculado pelo BC aponta para uma alta de 1,32%. Esse indicador serve para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses, assim como prever o comportamento do PIB antes da divulgação oficial.

Estimativas

Para este ano, especialistas do mercado financeiro esperam que a economia brasileira cresça 2,76%, enquanto o Governo do Brasil estima um PIB em cerca de 3%, em linha com as projeções de mercado.  No ano passado, o PIB avançou 1% e encerrou um longo período de recessão no País.

COMPARTILHAR