PRF apreende caminhão tanque com 61 mil litros de álcool com suspeita de fraude

47
Foto: Nucom PRF/BA

As numerações dos lacres afixados nas escotilhas de entrada de combustível divergiam dos dados informados na nota fiscal

A PRF (Polícia Rodoviária Federal0 apreendeu uma carreta que transportava 61.355 litros de álcool hidratado carburante. A abordagem aconteceu em frente a unidade operacional da PRF, no Km 408 da BR 242, em Seabra (BA), na quinta-feira, 15/7.

Em fiscalização de trânsito, policiais abordaram uma carreta IVECO/Stralis, acoplada a dois semirreboques (tanque). Durante a vistoria, o condutor apresentou uma nota fiscal de transporte de álcool embarcado em Goianésia (GO) e que como destino a cidade de Ipojuca (PE).

Os policiais verificaram que as numerações dos lacres da carga divergiam dos dados informados na nota fiscal.

Vale ressaltar que a substituição dos lacres durante o trajeto só pode ser feita com a presença de fiscais e com o devido registro em documento próprio, conforme legislação própria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e Agência Nacional do Petróleo.

Diante das inconsistências apresentadas foi acionada a ANP para realizar a análise da carga, pois há suspeita que o combustível esteja adulterado. Também será verificado possível cometimento de infrações administrativas.

O combustível adulterado acarreta em grave prejuízo ao fisco, ao meio ambiente e aos consumidores em geral, pois trazem prejuízos financeiros em razão de defeitos mecânicos apresentados nos veículos logo após o abastecimento com combustível irregular.

Fonte: Nucom PRF/BA

COMPARTILHAR