PRF apreende carga de sucata de cobre avaliado em R$ 1 milhão

99
Foto: Nucom PRF/BA

A nota fiscal da carga foi emitida por uma empresa ‘laranja’ que só existe no papel e não foi localizado no endereço indicado como contribuinte

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carreta com mais de 30 toneladas de sucata de cobre, por fraude em documento fiscal, na noite de quarta-feira, 19/5, em Poções, no Sudoeste baiano a 444 km de Salvador. A ação aconteceu durante fiscalização ostensiva que tem como foco o enfrentamento à criminalidade.

Por volta das 20h55, policiais abordaram a carreta M.BENZ/Actros, com placas de Contagem (MG). Os policiais ao verificarem a documentação da carga transportada, constataram divergências nos dados declarados, configurando crime fiscal e tributário.

Foi realizado consulta a Secretaria da Fazenda (SEFAZ/BA) que ao realizar a checagem nos sistemas informatizados verificaram que a empresa emissora da nota fiscal não existe no endereço cadastrado como contribuinte.

Suspeita-se que a empresa funcione apenas como fachada para a prática de crimes fiscais.

Foram apreendidos no total, 31.620 quilos do material que tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro.

O motorista de 42 anos foi apresentado a fiscalização da SEFAZ/BA em Vitória da Conquista para os devidos procedimentos legais.

Por causa da sonegação fiscal o Brasil deixa de arrecadar bilhões em impostos por ano. Recolher menos impostos é o mesmo que dizer: “menos saúde, menos escolas, menos hospitais, menos segurança”.

A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia. Faça sua parte! O anonimato é garantido.

Fonte: Nucom PRF/BA

COMPARTILHAR