PRF apreende milhares de celulares, eletrônicos e roupas sem documentação

197
Foto: Nucom / PRF/BA

Celulares, receptadores para TV, fones de ouvido, peças de vestuários falsificadas foram encontrados dentro de ônibus sem qualquer documentação comprobatória.

Dezenas de celulares, equipamentos eletrônicos e peças de vestuário notoriamente falsificadas foram apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Barreiras, no Oeste baiano. A ação aconteceu durante fiscalização no KM 800 da BR-242 na noite de sexta-feira, 07/08.

Foi dada ordem de parada a um ônibus de turismo de São Paulo (SP) com destino a Piripiri (PI) e, durante os procedimentos de fiscalização, foram encontrados diversos eletrônicos, celulares novos e usados, receptadores digitais de TV e uma quantidade expressiva de vestuários, notoriamente falsificados, com estampas de marcas famosas como Lacoste, Oakley, Nike, Hurley, entre outras.

Todo o material estava acondicionado em caixas e compartimentado dentro do ônibus.

Ao todo, foram apreendidos 1.491 peças de vestuários (bermuda, calça, camisa, boné, chapéu, carteira); 30 celulares usados, supostamente de origem criminosa; 13 celulares novos e lacrados, fabricados na China; 17 relógios Smart Band, de origem chinesa; 01 fone de ouvido, além de 17 receptadores digitais de TV.

O responsável pelos produtos foi identificado e aos policiais ele relatou que estava trazendo as mercadorias a pedido do seu tio e que não possuíam documentação comprobatória.

Esses produtos falsificados são muitas vezes revendidos em lojas e no mercado informal como sendo originais. O consumidor que compra a mercadoria é lesado financeiramente e também corre riscos ao utilizar um produto que não segue os critérios de qualidade.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Diante dos crimes, o passageiro de 25 anos e todo o material apreendido foram apresentados a autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA).

Fonte: Nucom / PRF/BA

COMPARTILHAR