PRF flagra caminhão com mais de 20 toneladas de excesso

228
Foto: Nucom PRF/BA

Policiais rodoviários federais flagraram, na quinta-feira, 24/6, no Km 100 da BR 423 em Delmiro Gouveia (AL) uma carreta Volvo, com 22.510 quilos acima da capacidade permitida.

Os policiais realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam o caminhão transportando grãos de milho com volume aparentemente acima da capacidade.

O bitrem estava com 96,51 toneladas (tara+lotação). O excesso verificado gerou uma multa de natureza gravíssima, referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.

As multas somaram mais de R$ 6 mil.

Além disso, o motorista foi autuado em razão de não obedecer o horário de restrição de tráfego programado para a data de hoje (12h às 20h).

E o caminhão só será liberado após transbordo da mercadoria excedente e também deverá cumprir o horário de restrição.

Essa prática de transportar peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

Fonte: Nucom PRF/BA

COMPARTILHAR