PRF resgata 130 pássaros em porta-malas de carro na Bahia

120
Foto: Nucom PRF/BA

As aves que saíram de São Paulo eram transportadas de forma precária, em ambiente escuro e sem ventilação

A Polícia Rodoviária Federal segue combatendo o crime ambiental e, no início da tarde deste sábado, 27/2, resgatou 130 pássaros silvestres na BR-116, em Poções, no Sudeste baiano. As aves silvestres (cardeais) estavam aprisionadas no porta-malas de um Siena.

Durante a abordagem foram solicitados os documentos de porte obrigatório do condutor para uma fiscalização. Após uma revista minuciosa no porta-malas do carro, foram encontrados 130 cardeais, todos aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene, sem água e ventilação.

O motorista, de 48 anos e que trabalha como pintor, não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Aos policiais, ele disse ter comprado os pássaros em São Paulo e seriam vendidos em Cícero Dantas, no interior da Bahia.

Ele também informou que cada exemplar foi comprado por 20 reais. Por fim, afirmou que é reincidente na prática de crimes contra o meio ambiente e responde na Justiça Criminal.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previstos na normativa.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS de Vitória da Conquista, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.

Fonte: Nucom / PRF/BA

COMPARTILHAR