Receita Federal faz alerta de e-mail falso sobre CPF

101

A mensagem alega problemas relacionados ao CPF de contribuintes, mas não deve ser aberta

A Receita Federal informa que, nos últimos dias, contribuintes relataram ter recebido um e-mail utilizando, de forma ilegal, o nome da Receita Federal. A mensagem alega que, com base em análise da entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa, foram encontrados problemas relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

A mensagem afirma ainda que os problemas devem ser regularizados com urgência, sob pena de suspensão do CPF e aplicação de multa.

A Receita Federal alerta para que, aqueles contribuintes que receberam esse e-mail, não o respondam nem cliquem nos links que constam na mensagem. Trata-se de uma tentativa de golpe utilizando o nome da instituição.

A Receita Federal ressalta ainda que não autoriza outra instituição a enviar e-mails em nome dela. O órgão esclarece também que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador da pessoa. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar os mais diversos tipos de fraudes

Fonte: gov.br

COMPARTILHAR