Receita Federal libera 3º lote da restituição do IRPF na próxima semana

110
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal vai liberará, no dia 30 de julho, a o 3º lote da restituição do Imposto de Renda. Para este ano, a restituição do IRPF acontece em cinco lotes, entre maio e setembro, sempre no último dia útil do mês. De forma geral, a consulta da restituição pode ser feita uma semana antes do pagamento.

Desde o ano passado, a Receita Federal tem distribuído a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. Anteriormente, a restituição era feita em sete lotes. Essa redução tem o objetivo de reduzir o impacto da pandemia covid-19 — de forma a agilizar os pagamentos.

Neste ano, o primeiro lote aconteceu em 31 de maio. Já o último está previsto para ser em 30 de setembro. Cabe destacar que o pagamento da restituição do IR segue uma fila. Sendo assim, quanto antes acontecer a entrega da declaração, mais chance o contribuinte tem de receber nos primeiros lotes.

Consulta da restituição do IRPF

Para descobrir se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal. Logo após, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Caso a pessoa não esteja na lista de pagamento, vale verificar o extrato da declaração — para saber se há possíveis pendências. A consulta de eventuais inconsistências de dados está disponível no portal e-CAC.

Se algum erro for identificado, será preciso fazer a correção por meio de uma declaração retificadora. A restituição será paga somente se a declaração estiver correta.

COMPARTILHAR