Riachão do Jacuípe: Teatro Solidão Solidária vai promover oficinas em dezembro

582

O Teatro da Solidão Solidária vai estar em Riachão do Jacuípe nos próximos dias 7 e 8 de dezembro (sexta e sábado) com oficinas para estudantes, professores, artistas e demais pessoas interessadas em um projeto que além da inclusão através do teatro, propõe a cultura da paz para um mundo melhor.

O Teatro da Solidão Solidária é antes de tudo um método, criado pelo diretor, ator e escritor Ivan Antônio: “é uma pesquisa sobre a solidão humana. Esse método consiste em que eu passe de cinco a dez dias por ano, nas ruas. Vou para debaixo de pontes, marquises, sem que os outros moradores saibam que eu sou um artista, um pesquisador”, explica.

Depois da experimentação nas ruas, Ivan retorna, se identifica, e convida-os para participarem das oficinas de teatro. São muitos jovens, moradores de ruas e demais pessoas (médicos, empresários e outras profissões) que foram beneficiadas com o teatro em favor de suas próprias buscas pessoais e do autoconhecimento.

O projeto Teatro da Solidão Solidária já passou por cidades como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e ainda teve seu método aplicado em oficinas em países como Argentina, Uruguai, Portugal, França, Dinamarca, Inglaterra, Espanha e Itália.

Até o fim do ano, Ivan vai percorrer mais de 10 cidades fazendo shows, lançando livros e articulando grupos e artistas para o Encontro Nacional do Teatro da Solidão Solidária no próximo ano em Fortaleza, Salvador e Camaçari. Este Encontro será a preparação para o Encontro Internacional em 2020, com sede em São Paulo e Nova York.

Riachão do Jacuípe

Em Riachão, as oficinas serão realizadas no auditório da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ), uma parceira do Teatro Solidão Solidária por meio das professoras Ana Rita Rios e Vanderléa Moreira dos Santos.

Diferente das demais cidades, em Riachão, as oficinas serão promovidas pelo setor privado, por isso, será cobrado uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. A FARJ concederá certificado com as devidas horas que serão abatidas na carga horária extra de seus alunos, além de certificar a participação.

É ainda uma intenção do Teatro da Solidão Solidária criar um Núcleo de Teatro na cidade, após as oficinas. As inscrições estão sendo realizadas no Sinspum (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e na FARJ, em Riachão do Jacuípe.

Para mais informações: (75) 99115-8598 / (71) 99314-9701.

COMPARTILHAR