Salvador: Caminhada defende preservação da histórica Lagoa do Abaeté

86
Foto enviada por App

Movimentos da Sociedade Civil Organizada e povos das religiões de matriz africana se mobilizam, neste domingo, 26/9, com a ll Caminhada em Defesa do Patrimônio Ambiental, Cultural e Material, em defesa do Abaeté com concentração marcada para as 8h, na Sereia de Itapuã.

Em manifesto divulgado nas redes sociais – assinado por Mãe Cacau de Sogbo, dote Saulo de Sakpata, da Comissão do Povo de Santo e Movimentos sócias – os organizadores listam pontos importantes para a defesa do Abaeté. Como um projeto de intervenção ou requalificação na APA (Área de Proteção Ambiental), denominada de Lagoas e Dunas do Abaeté e a falta de uma ampla discussão com representantes do povo de santo, dos movimentos sociais e da comunidade de Itapuã.

Os organizadores do manifesto reiteram a indignação com a estação elevatória de esgotos construída em 2020 as margens da Lagoa do Abaeté, apesar de amplos protestos.

Eles também defendem a agilização do processo de patrimonializacão do Abaeté em curso na FGM (Fundação Gregório de Matos) em parceria com a comunidade, como forma de proteger o santuário ecológico, que também é patrimônio cultural e local sagrado para as religiões de matriz africana.

O movimento reivindica, ainda a realização de novas eleições para o conselho gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté, para que seja garantida a representações do povo de santo e dos movimentos socioculturais e ambientais da região

Outro ponto importante do manifesto é a exigência de uma ação mais efetiva dos órgãos gestores para garantir rigorosa fiscalização e punição conta as constantes invasões, construções ilegais de condomínios, poços artesianos irregulares, uso inadequado do solo, desrespeito ao zoneamento e demais irregularidades e ações criminosas ocorridas na poligonal da APA Lagoas e dunas do Abaeté.

Serviço

O que: caminhada em defesa do patrimônio ambiental, cultural e material em defesa do Abaeté

Quando: domingo, 26/9

Onde: concentração às 8h na sereia de Itapuã,

Informações

Mãe Cacau de Sogbo (71)98152-6584

Dote Saulo de Sakpata (71) 99135-3487

COMPARTILHAR