Salvador: Praças de alimentação em shoppings reabrem com pouco demanda

122
Foto : Larissa Barreto / PS

As praças de alimentação dos shoppings de Salvador puderam reabrir ontem, 10/08, no início da fase dois da retomada das atividades, com a utilização de mesas e cadeiras para os clientes. Os centros comerciais já haviam sido reabertos desde o último dia 24, mas os estabelecimentos situados nas áreas gastronômicas só podiam comercializar os produtos no sistema delivery ou com retirada no balcão, sem consumo no local.

Pelo protocolo, as praças de alimentação só podem funcionar com 50% da capacidade, mantendo todas as regras de segurança e preservação da vida, a exemplo do uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e limpeza de equipamentos e utensílios. Neste primeiro dia, o movimento foi considerado baixo, conforme esperado pelos centros de compras, que apostam num retorno gradual e seguro da clientela.

A força-tarefa da Sedur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo) vistoriou durante o dia alguns desses espaços e não encontrou irregularidades. Os grandes shoppings da cidade estão colaborando com a Prefeitura, inclusive incrementando as recomendações, a exemplo de orientar os consumidores a só permanecerem nas praças de alimentação até o término das refeições ou lanches.

O superintendente do Salvador Shopping, José Luiz Miranda, disse que a reabertura da praça de alimentação, bem como dos restaurantes, bares, lanchonetes, salões de beleza e academias dentro dos centros comerciais, será positivo para recuperar as perdas ocorridas durante a pandemia do novo coronavírus.

“Esse primeiro dia foi muito positivo. A gente está com uma expectativa de aumento em torno de 20% do nosso fluxo, em relação ao que a gente já vinha mantendo (desde o início da fase um da retomada). O que ainda nos dá bastante segurança, porque estamos vendo que é um movimento gradativo, um movimento consciente que o cliente vem fazendo. Nós estamos muito além do que nos foi exigido e isso traz uma certa tranquilidade”, avaliou.

Vale lembrar que todos os setores liberados para reabrir na fase dois da retomada e que ficam dentro de shoppings devem seguir o horário de funcionamento dos centros de compra, ou seja, de segunda a sábado, das 12h às 20h.

Fonte: Secom / PS

COMPARTILHAR